A Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho foi entregue, na terça-feira (2/7), a Francisco Ivens de Sá Dias Branco Júnior. O desembargador Francisco José Gomes da Silva, autor da indicação da comenda no grau de Comendador, realizou a entrega ao empresário cearense. Estiveram presentes à solenidade, que ocorreu na Presidência do TRT do Ceará, magistrados, servidores, empresários, amigos e familiares do agraciado.
O conselho da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho aprovou, por unanimidade, o nome do empresário para receber a honraria em 2023. Em razão da impossibilidade do homenageado de receber a comenda em data oficial ocorrida em dezembro daquele ano, nova oportunidade de concessão da insígnia foi aprovada para julho de 2024.
Durante a solenidade, o presidente do TRT-CE, desembargador Durval César Maia, ressaltou que Ivens Dias Branco Júnior tem um grande trabalho em prol da economia e da família cearenses. “Pessoas como você fizeram e fazem algo importante para a sociedade, seja no ramo jurídico, seja em outros ramos do saber, seja no ramo do empreendedorismo. O importante é estarmos agregando valor à sociedade e fazendo com que a vida do cearense seja bem melhor”, declarou o gestor do TRT-CE.
A indicação da insígnia foi de autoria do desembargador Francisco José Gomes da Silva, que, ao escolher o nome do empresário, desejou homenagear o trabalho desenvolvido de maneira colaborativa pela família, diretores e funcionários do grupo empresarial. “Esse é um reconhecimento do TRT do Ceará a todo o grupo M. Dias Branco, com todo o carinho e respeito”, destacou o gestor regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo.
Durante sua fala, Ivens Dias Branco Júnior, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo corpo funcional da Justiça do Trabalho cearense, notadamente pontos de inclusão digital no interior do Estado, utilização da linguagem simples, veiculação do Programa Minuto do Trabalho, Programa Trabalho Seguro, dentre outras iniciativas. “Assim, o TRT-CE, vem cumprindo sua missão constitucional de pacificação de conflitos e alcançando objetivos estratégicos, como o fortalecimento da cidadania”.
O gestor da iniciativa privada citou a diretriz do Código de Ética da empresa M. Dias Branco, que diz respeito à integridade, saúde e segurança dos trabalhadores. “Nesse contexto, tivemos a honra de participar do Programa Trabalho Seguro. Recebemos a visita de representantes do Tribunal nas instalações da Fábrica Fortaleza”. O empresário também mencionou o “Programa Positivo”, na seara da segurança do trabalho da empresa. “Tem o objetivo disseminar a cultura da prevenção de acidentes e da promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável”.
No discurso de agradecimento, o homenageado registrou “o compromisso de tratar todos de forma justa e igualitária, respeitando as individualidades, a diversidade e a inclusão”. Para finalizar, o empresário demonstrou satisfação em receber a comenda. “Renova as nossas energias para continuar contribuindo para o desenvolvimento econômico-social do nosso Ceará e do nosso país. Agradeço a todos que fazem parte do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região”, finalizou.
Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho
A Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho está prevista pela Resolução Normativa/2023. Tem por objeto homenagear personalidades que se destacaram em quaisquer ramos do Direito ou que prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho, à cultura, à ciência e, de modo geral, à sociedade. Os agraciados são indicados pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus de Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Fotos: Carlos Barbosa/TRT-CE